sábado, 17 de setembro de 2011

O que é a inclusão escolar ou educação Inclusiva?

Antes de avaliarmos o impacto das tecnologias na educação precisamos conhecer melhor o que vem a ser a educação inclusiva.

A educação inclusiva reconhece a diversidade existente entre os alunos de uma classe, determinando que eles recebam uma educação de acordo com suas características, uma vez que incrementa as possibilidades de aprendizagem para todos (Daniels y Garner, 1999, Stainback & Stainback y Moravec, 1999).

Nos temos até a década de 80 uma segregação de alunos com alguma deficiência. Esses alunos ficavam em escolas especializadas, com professores e profissionais adaptados as demandas das deficiências presentes. Isso não é de todo mal, uma vez que, já estivemos em situações piores, como na Grécia antiga, onde o fato de termos uma deficiência era considerado um castigo divino, a pessoa era retirado do convívio social pois estava impura.

Nos últimos anos, esforços por parte de pais, alunos, professores e profissionais culminaram em adaptações e até inovações na forma de considerar a aprendizagem dessas crianças. Temos como evento expressivo nesse sentido, a Conferencia Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, de 1994, realizado em Salamanca. A Declaração, fruto dessa reunião estabelece:

• Todas as crianças têm direito à educação e deve-se dar a elas a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos;

• cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias;

• os sistemas de ensino devem ser organizados e os programas aplicados de modo que tenham em conta todas as diferentes características e necessidades;

• as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns; e

• as escolas comuns devem representar um meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatórias, criar comunidades acolhedoras, construir uma sociedade integradora e alcançar a educação para todos.

Desta forma, a educação inclusiva vem complementar a integração escolar, uma vez que, não são os alunos que irão se adaptar a escola, mas esta que ficará a disposição de fornecer o ensino para todos alunos independente da deficiência. E mais, o objetivo da escola é fazer toda essa adaptação na escola regular!!!

Referências:

DANIELS, H.; GARNER, P. (Ed.)(1999). Inclusive Education. London: Kogam Page.

STAINBACK, W.; STAINBACK, S.; MORAVEC, J. (1999). Un currículo para crear aulas inclusivas. En S. Stainback; W. Stainback (Ed.): Aulas inclusivas (pp. 83- 101). Madrid: Narcea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário