sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A Tecnologia Assistiva no ambiente escolar

Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT):




Tecnologia Assistiva (TA) éuma área do conhecimento, de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficîência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.



Como pensar o uso das Tecnologias Assitivas no processo de aprendizagem?


Essa é uma pergunta não muito nova. Com o passar das décadas vieram maioreis cobranças por parte de pais e professores na busca de tornar o ambiente escolar acessível a criança com deficiência, e mais, permitir que o aprendizado/conhecimento fosse transmitido e realmente absorvido pelo aluno. Não referi-me aos centros especializados, mas sim escolas regulares como verdadeiros contextos de inclusão.


É aqui que entra a TA, ajudando pessoas com dificuldades na aprendizagem que necessitam de suporte técnico, na construção dos conhecimentos.
Mas vejo só, a TA não se restringe somente a recursos em sala de aula, mas estende-se a todos os ambientes da escola, propriciando o acesso e a participação efetiva de todos os alunos e durante todo o tempo.


Outro conceito mencionado na TA voltado para a escola é o de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Envolve o uso de gestos manuais, espressões faciais e corporais, simbolos gráficos, fotografias, gravuras, voz digitalizada, dentre outros, como meio de efetuar a comunicação entre indivíduos incapazes de usar a linguagem oral.


Por ultimo, vale lembrar, que o uso por si só das tecnologias não substituirão o processo de aprendizagem da criança, é necessária uma avaliação detalhada das necessidades do aluno e sempre que possível do acompanhamento de perto por profissionais capacitados nessa análise, perfazendo assim uma intervenção multiprofissional.


Referências:
BRASIL. Tecnologias Assistivas nas escolas. (2008) Disponível em: www.itsbrasil.org.br/pages/23/TecnoAssistiva.pdf Acesso em: 23 set. 2011.

BERSCHE, Rita. Introdução a Tecnologia Assistiva. Porto Alegre (2008) Disponivel em: <www.assistiva.com.br/Introducao%20TA%Rita%Bersch.pdf> Acesso em: 23 set.. 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário